Samba sem conservantes nem aditivos. Curtido em madeira nobre, temperado com o perfume sublime do couro. Ao sorvermos este Samba de gole em gole, incensamos nosso espírito que vagueia rumo à felicidade suprema. Bebam, e sejam eternos.



segunda-feira, 20 de outubro de 2008

separando as garrafas de trigo do joio

Não é o viés deste blog o que vou escrever aqui agora, mas o assunto é pertinente porque envolve o samba. Claro que gostaría de só escrever falando de coisas boas, mas tem assuntos que não podem e nem devem passar e pelo bem da nossa cultura eles devem ser divulgados de todas as formas. Como tenho responsabilidade pelo que faço e professo, julguei também ser de responsabilidade escrever e repudiar o que leremos agora.

O Hora do Povo - http://www.horadopovo.com.br/ em sua edição de 17/10/08 publicou um manifesto de alguns sambistas??? que se juntaram numa roda de samba para apoiar o candidato Eduardo Paes à prefeitura do Rio de Janeiro. Até aí nada demais, pois manifestar-se a favor, apoiar e votar é direito de todo cidadão. O problema é que os senhores Noca da Portela, Wilson Moreira, Nélson Sargento, Délcio de Carvalho e outros menos conhecidos do samba manifestaram o apoio em nome do samba segundo a matéria. Noca tería dito que "o samba está apostando nele". Ô cara pálida, (agora sou eu quem fala), como o samba aposta nele,quem te autorizou a fazer tal porcaria? O Samba é uma instituição, não tem chefe, não tem endereço, não responde por chamado de ninguém. O Samba é Patrimonio Cultural da Humanidade entenderam caras pálida? O Samba é manifestação de um povo, de um povo que sempre é mantido à distância por essa cambada. Colocar o Samba como palanque para essa escória pisar com seus pés imundos , NÃO.
Nós, daqui deste lado que vive o samba, não do samba, que vive o samba, jamais deixará este tipo de coisa tornar-se legitimação de quem quer que seja. Voces tem é que apoiar o engrandecimento do samba, não deixar que ele se banalize e caia em patas indevidas. Usar nossa cultura como gaurdanapo ou palito de dente está fora de cogitação.
Vai aqui meu grito, POR FAVOR DEIXEM O SAMBA EM PAZ.

Só espero que os Srs. tenham a dignidade de se retratar diante de nós destes que vão aos seus shows, compram seus discos e batem palmas nas rodas de samba, dizer a nós que o apoio é de cidadãos comum que são. Tirem o samba disso.
Tem mais, ainda segundo esta matéria da Hora do Povo, o Crivella vai apoir o Eduardo. Aí o descompasso é total, atravessaram de vez o samba. Este Crivella, há pouco tempo atrás foi lá na Portela ( OH! minha querida Portela, que pisada de bola) colher apoio para a sua emissora de tv para a transmissão do carnaval carioca em detrimento de outra emissora. Fosse só a cara de pau deste sujeito sería menos ruim, mas não, ele foi no dia de uma festa para a Clara Nunes, aquela que eles da igreja dele chamam de macumbeira. É Trágico se não fosse triste.


Estou chateado e vou jogar esta garrafa fora.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

DESTAMPANDO A GARRAFA III


Conforme escrevi na carta de compromisso na abertura deste blog , terei sempre como objetivo primordial, a divulgação de quem está chegando para ocupar seu lugar na roda com o intuito de manter viva a chama do samba e do choro, mas sem esquecer daqueles que já estão nela e principalmente dos que já foram, que caminharam para os Butecos e Rodas Celestiais. Criei também a rádio ALAMBIQUE DO SAMBA, buscando integrar palavra e som, som e palavra. Evidente que existe muito do gosto pessoal quando faço referência a este ou aquele trabalho,expondo-me desta forma, mas a luta pede isso e poderá acontecer em alguns casos, divergências quanto à classificação do que rodar aqui ou na rádio. Para quem me conhece sabe do zêlo que tenho pelo samba e pelo choro no que tange a qualidade de seus autores, legitimação e trabalhos.

Estou muito ciente disso e pronto para ouvir ou ler as críticas e assim criarmos debates a cerca das divergências, buscando aprimorar nossos conhecimentos. Este é o grande sentido de tudo, focarmos sempre o melhor para o engrandecimento e preservação da nossa cultura, que é açambarcada de todas as formas.
Reflito todos os dias sobre a dimensão, sobre o espaço que o samba e o choro veem conquistando nestes tempos difíceis em que as mídias nos bombardeiam com lixos de todos os matizes, de todas as nacionalidades e é por isso que precisamos estar atentos e cuidar muito bem desses Bons Ventos, e uma das formas, como citei lá no começo, é a divulgação, a continuação de coisas que foram criadas além do início do século passado.

Os Novos ( chamarei assim não por distinção do Velho mas por questão temporal apenas )tem essa percepção, sabem o grau de responsabilidade que chamam para si e isso é fundamental para que uma trajetória não seja interrompida abruptamente por falta de identidade, por falta de não ter "os pés no chão", ou por se tratar apenas uma aventura, uma onda . Fica aqui portanto meu registro, meu timbre e daquilo que costumo dizer a ponta que aponta o norte.

Gostaría de iniciar o DESTAMPAMENTO DAS GARRAFAS, com uma história sublime, de uma Yalaorixá que foi do interior da Bahia para o Rio de Janeiro bem cedo ainda, mas com um conhecimento musical muito além para uma menina de 8 anos de idade, cantava músicas desconhecidas para o seu povo. Adorava cantar A Viagem por exemplo.
Com destino traçado, foi levada pelos Orixás para trabalhar de cozinheira numa residência e quando soube onde estava teve um choque. Primeiro por saber após muitos anos que a casa em que habitava e trabalhava era do autor da música que tanto cantava e adorava, e depois por não entender, e por achar, que músicas não tinham donos, eram presentes dos santos e orixás, ofertados às pessoas para serem cantadas nas festas.Custou a ser entendida neste sentido pelos donos daquela casa mas depois foi agraciada e presenteada por "eles","os santos". Os Donos dessa residência? Ah sim, presentearam-na com 14 sambas maravilhosos e inéditos até então e uma bela produção musical. A Yalaorixá chama-se GLÓRIA BOMFIM. A cachaça engarrafada e curtida por anos não contados tem nome próprio para a uma história belíssima: SANTO E ORIXÁ, Da Safra Reserva Especial de 2007, com fórmulas inéditas do Mestre Cachaceiro Paulo César Pinheiro, manipuladas e engarrafadas com maestria por Luciana Rabello. Tem o rótulo da Acari Discos, e pode ser adquirido diretamente com direito a garrafa autografada e tudo.

Recomendamos também algumas leituras e goles no www.overmundo.com.br/overblog/a-viagem-e-as-viagens-de-gloria e no www.myspace.com/gloriabomfim


Dê um Gole, é "Santo e Orixá"





Saindo do Rio de Janeiro em direção à São Paulo, nos deparamos com uma Passagem de Nível na entrada para a cidade Sul Fluminense de Mendes e uma placa advertia ; Pare, Olhe, Escute. Seguimos à risca tal ordem e resolvemos "tomar uma".Paramos no primeiro buteco avistado e conhecemos pessoas gentis que nos mostraram maravilhas, obras próprias, obras feitas por Mestres conhecidos pelo nome de Elton Medeiros, e acompanhamentos de Mestres em momentos de criação, tais quais, NOCA DA PORTELA, MONARCO, NÉLSON SARGENTO, NEI LOPES, ALCEU MAIA, MARIA, ELISA ADOOR.
Ficamos sabendo que em 31 de agosto deste ano finalmente foi apresentado um produto sublime que é uma mistura de Samba com Choro que ficou curtindo por 12 sintomáticos anos em Tonel de Madeira Nobre.

Esta garrafa, envazada em rótulo próprio, ao ser destampada exalou um perfume inebriante que contagiou a todos os presentes, e, continuam inebriando a todos aqueles que bebem deste néctar.
Os Mestres Cachaceiros do PASSAGEM DE NÍVEL:
ANTONIO DANTAS ( Bandolim),
ANDRÉ CONFORTE( Violão e Voz)
ALEXANDRE PAIVA( Cavaco)
GUILHERME AMORIM( Percussão),
JOSEMAR RAMOS( Voz e Percussão)


Agora, o melhor mesmo é dar uma "beiçada"no copo apresentado, e para tanto vá até o balcão aí em baixo e peça uma dose de"Na Cara do Gol"dos Mestres Cachaceiros Antonio Dantas e
Elton Medeiros.









Se quiserem ter a garrafa inteira peça pelo endereço passagemdenivel2008@gmail.com

Por falar em cachaça nobre, porque não irmos até Minas Gerais onde uma Pérola do nosso samba surgiu e virou a cabeça de bambas como Monarco, Nélson Sargento, Moacyr Luz. Uma Mineira da Gema, dona de uma voz ímpar, aveludada, voz forte e dominante, capaz de levar-nos da mais fria apatia à euforia em questão de segundos, tornando nosso espírito combalido segundos atrás, no mais altivo dos espíritos e inundando o coração de alegria, exultando nossa alma. Desculpem a exarcebação, mas é assim que me senti quando ouvi pela primeira vez esta Pérola que me foi apresentada pelo meu parceirão André Carvalho. A dona dessa capacidade impetuosa de nos virar de cabeça prá baixo chama-se ALINE CALIXTO.
aí em baixo, tem uma mostra do que essa menina é capaz, e desmintam o que disse se forem capaz.
Sua cachaça está sendo devidamente curtida em Tonel Especialissímo sob a supervisão especialíssima de Moacyr Luz e para o ano que vem teremos o prazer de sorver este néctar celestial. Enquanto o dia 19/11 não chega para os Paulistanos sortudos vamos Sambando...Sambando com esta maravilha chamada Aline.

Aqui voce poderá assisti-la na mais perfeita harmonia com o palco no samba Oxóssi, de Roque Ferreira e no áudio, UM CHAMADO PARA OS HOMENS composição sua. Ela é deleite para os ouvidos, para os olhos, para o espírito......para a alma












Cofiram e sintam o buquê envolvente desta cachaça





Veja este vídeo: Aline Calixto - Oxossi