Samba sem conservantes nem aditivos. Curtido em madeira nobre, temperado com o perfume sublime do couro. Ao sorvermos este Samba de gole em gole, incensamos nosso espírito que vagueia rumo à felicidade suprema. Bebam, e sejam eternos.



segunda-feira, 20 de outubro de 2008

separando as garrafas de trigo do joio

Não é o viés deste blog o que vou escrever aqui agora, mas o assunto é pertinente porque envolve o samba. Claro que gostaría de só escrever falando de coisas boas, mas tem assuntos que não podem e nem devem passar e pelo bem da nossa cultura eles devem ser divulgados de todas as formas. Como tenho responsabilidade pelo que faço e professo, julguei também ser de responsabilidade escrever e repudiar o que leremos agora.

O Hora do Povo - http://www.horadopovo.com.br/ em sua edição de 17/10/08 publicou um manifesto de alguns sambistas??? que se juntaram numa roda de samba para apoiar o candidato Eduardo Paes à prefeitura do Rio de Janeiro. Até aí nada demais, pois manifestar-se a favor, apoiar e votar é direito de todo cidadão. O problema é que os senhores Noca da Portela, Wilson Moreira, Nélson Sargento, Délcio de Carvalho e outros menos conhecidos do samba manifestaram o apoio em nome do samba segundo a matéria. Noca tería dito que "o samba está apostando nele". Ô cara pálida, (agora sou eu quem fala), como o samba aposta nele,quem te autorizou a fazer tal porcaria? O Samba é uma instituição, não tem chefe, não tem endereço, não responde por chamado de ninguém. O Samba é Patrimonio Cultural da Humanidade entenderam caras pálida? O Samba é manifestação de um povo, de um povo que sempre é mantido à distância por essa cambada. Colocar o Samba como palanque para essa escória pisar com seus pés imundos , NÃO.
Nós, daqui deste lado que vive o samba, não do samba, que vive o samba, jamais deixará este tipo de coisa tornar-se legitimação de quem quer que seja. Voces tem é que apoiar o engrandecimento do samba, não deixar que ele se banalize e caia em patas indevidas. Usar nossa cultura como gaurdanapo ou palito de dente está fora de cogitação.
Vai aqui meu grito, POR FAVOR DEIXEM O SAMBA EM PAZ.

Só espero que os Srs. tenham a dignidade de se retratar diante de nós destes que vão aos seus shows, compram seus discos e batem palmas nas rodas de samba, dizer a nós que o apoio é de cidadãos comum que são. Tirem o samba disso.
Tem mais, ainda segundo esta matéria da Hora do Povo, o Crivella vai apoir o Eduardo. Aí o descompasso é total, atravessaram de vez o samba. Este Crivella, há pouco tempo atrás foi lá na Portela ( OH! minha querida Portela, que pisada de bola) colher apoio para a sua emissora de tv para a transmissão do carnaval carioca em detrimento de outra emissora. Fosse só a cara de pau deste sujeito sería menos ruim, mas não, ele foi no dia de uma festa para a Clara Nunes, aquela que eles da igreja dele chamam de macumbeira. É Trágico se não fosse triste.


Estou chateado e vou jogar esta garrafa fora.

Nenhum comentário: